# # # #

quarta-feira, 25 de abril de 2012

SAÚDE lança programa para portadores de glaucoma

                   SECRETARIA DE SAÚDE lança programa para portadores de glaucoma



 
Estiveram hoje dia 25/04/2012 o Farmacêutico  Wendell Lins e Fabiano Sena na IV GERES em uma reunião com todos os Farmacêuticos da regional, para definir os fluxo do progama de Glaucoma para os Municípios.

A partir de agora, Estado e municípios passam a ser parceiros na responsabilidade de assistência aos pacientes e no fornecimento de colírios para controlar o glaucoma. O novo programa, que será lançado no dia 30 de Abril de 2012 às 9h da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deverá beneficiar toda população que sofre com este mal.
O funcionamento para recebimento do colírio passa a ser o seguinte: após ser consultado em um serviço municipal de saúde ou conveniado, o paciente é encaminhando para a realização de exames. Se diagnosticada a doença, o médico preenche formulário requisitando o colírio indicado. A esse formulário, o paciente deve anexar os documentos pessoais, além de cópia dos exames. Após se cadastrar na farmácia municipal de saúde, o portador de glaucoma começa a receber o medicamento para controlar a doença. “É preciso que as clínicas municipais conheçam e pratiquem esse protocolo”, ressalta José de Arimatéia, gerente da Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Estado.









Dependendo do grau da doença do paciente, o médico pode requisitar um colírio que esteja dentro das três linhas do programa. Na primeira escolha, a mais básica, serão comprados e oferecidos pelos municípios dois colírios: o Maleato de Timolol ou o Betaxolol. Na segunda escolha, a intermediária, o município também compra e oferta o Dorzolamida. Na última delas, a mais avançada, o Estado testou três colírios e selecionou dois daqueles que apresentaram a melhor relação custo/benefício: o Bimatorosta e o Travaprosta, que serão comprados pela SES e disponibilizados na Farmácia Municipal de Saúde. “O médico não pode receitar qualquer colírio. Tem de ser um desses oferecidos pelo programa”, avisa o gerente José de Arimatéia.


 
Para a primeira escolha do programa, a SES estima que, esse ano, mais de 15 mil pessoas devam se cadastrar nas farmácias municipais. Já a segunda e terceira escolha devem receber, cada uma, uma demanda de 5 mil pacientes. Mensalmente, os municípios, excetuando as despesas de exames e consultas, deverão gastar mais de R$ 83 mil, enquanto que o Estado investirá cerca de R$ 150 mil no programa. Esses valores, no entanto, representam apenas 20% do programado.
“Nossa expectativa máxima, nos próximos quatro anos, é atingir uma quantidade muito maior de pessoas”, acredita o gerente José de Arimatéia. Segundo ele, a estimativa é que o programa farmacêutico atenda um total de quase 120 mil pessoas com glaucoma no Estado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário