# # # #

sábado, 21 de abril de 2012

Mulheres que perderam couro cabeludo em acidentes de barco no Amapá vão passar por cirurgia


Fotos: Corbis Imagem

Somente no estado do Amapá, estima-se que pelo menos 120 mulheres perderam parte do couro cabeludo em acidentes com motores de barco no Amapá. O escalpelamento é um problema muito comum na Região Amazônica, onde o barco é o meio de transporte mais utilizado. Nesses locais, é comum o registro de acidentes com motores de barcos que prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres ribeirinhas. Nos próximos dias 12 e 13 de maio, o governo do Amapá em parceria com o Ministério da Saúde vai realizar um mutirão de cirurgias reparadoras.
Para o secretário de Saúde do Amapá, Lineu da Silva Facundes, a iniciativa também ajuda no resgate à autoestima e no retorno dessas mulheres à sociedade: ”Elas são muito discriminadas na sociedade, se sentem estigmatizadas. Elas usam perucas, mas que algumas vezes não disfarça o estado em que elas se encontram e a sociedade precisa ver, visualizar essas mulheres que ficaram tanto tempo ignoradas, algumas foram vítimas do acidente há mais de duas décadas, três décadas, ainda na infância.”
Segundo o consultor técnico da coordenação de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Paulo Cézar de Almeida, essas pacientes têm atendimento integral no Sistema Único de Saúde (SUS): “Existe o motor e o eixo rotor e esse eixo rotor nunca é protegido e o ato de ela abaixar, os cabelos ficam enroscados no eixo rotor e causa, então, a avulsão abrupta do escalpo, do couro cabeludo. O Ministério da Saúde disponibiliza para este usuário todos os procedimentos cirúrgicos e também os materiais necessários para que eles sejam atendidos.”
O secretário de Saúde do Amapá explicou que após várias políticas de prevenção aos acidentes, no ano passado não houve nenhum registro de vítima por escalpelamento.

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário