# # # #

segunda-feira, 9 de abril de 2012

LIVRE DE FUNGOS: Cuidados com a saúde na hora de escolher o papel de parede do quarto do bebê



LOC/REPÓRTER: A moda do papel de parede no quarto do bebê cresce a cada dia. São muitas as mamães que, durante a gravidez, preparam com carinho a decoração do quarto do filho, quase sempre sem deixar de lado essa opção que dá um charme a mais ao ambiente. Mas atenção: se houver algum risco de infiltração ou umidade pode colocar em risco a saúde da criança. O alergista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Simonides Carriço, explica que uma simples infiltração na parede pode provocar alergias respiratórias por causa dos fungos. Com isso, os pequenos podem desenvolver problemas como rinite alérgica, asma e até mesmo uma sinusite. O especialista alerta para os cuidados:
TEC/SONORA: alergista do Hospital Federal da Lagoa - Simonides Carriço
"Se ele não for muito bem colocado, ele pode gerar espaços entre ele e a própria parede que podem servir como locais de coleção de fungos. Outra coisa, essa parede que vai ser colocada o papel tem que ser muito bem estudada antes no sentido dela não ter nenhum tipo de infiltração porque se tiver infiltração pode facilitar a disseminação de fungo."
LOC/REPÓRTER: O arquiteto, Raul Chagas, conta que o mais importante é saber escolher o tipo de papel.
TEC/SONORA: arquiteto - Raul Chagas
"Você escolher o tipo de papel de parede adequado para ele ser redentor ou não de poeira e micro-organismos. No caso de uma pessoa que tem alergia extrema, a gente vai preferir materiais lisos, não porosos, que não tenham tranças."
LOC/REPÓRTER: O arquiteto explica que, hoje em dia, a maioria dos papeis de parede são antialérgicos. Além disso, existem muitos que são feitos de resina e derivados do petróleo sintético que fazem com que a superfície seja mais resistente e suporte melhor a umidade.
Reportagem, Hortência Guedes


Um comentário:

  1. Adoro colaborar com matérias que acrescentem conhecimento à população sobre minha área de atuação. Acesse o meu site e na seção "O professor" tenha acesso a livros, apostilas, dicas aulas em video sobre arquitetura, decoração, paisagismo e muito mais.
    Site: www.arquitetobrasilia.com
    Email: raul.arquiteto@hotmail.com
    Tel: 3347-3540 / 92135672

    ResponderExcluir