# # # #

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial



Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Com a finalidade de celebrar a data, a Coordenação Estadual do Programa de Hipertensão e Diabetes realiza de 24 a 27 palestras, distribuição de material informativo, café-da-manhã para hipertensos e diabéticos e verificação de pressão arterial. As atividades ocorrem nos módulos de saúde da família Rui Lino, Mocinha Magalhães, Jardim Primavera e Centro de Formação do Tucumã. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde- OMS-, as doenças crônicas não transmissíveis- DCNT- (incluindo-se a hipertensão arterial) são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo e chegando a 75% das mortes nos países das Américas e do Caribe. Em 2004, no Brasil, mais de 62% das mortes por causas conhecidas estavam relacionadas às DCNT.


De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Hipertensão e Diabetes, Jocelene Soares de Souza, no Acre, estima-se que 46 mil pessoas acima dos 40 anos sejam hipertensas, dessas, 25 mil já foram diagnosticadas e são acompanhadas nas unidades de saúde. “É importante lembrar que a hipertensão é grave por ser uma doença silenciosa, e que na maioria das vezes o paciente não sente nada”, ressalta.
A coordenadora destacar, ainda, que a doença é a maior causa de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto cardíaco, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina, essa ultima, pode até causar à cegueira. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial. 


A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do paciente. Entretanto, atitudes como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse ainda não são hábitos comuns da maioria da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário